quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Os lados da vida


Decisões

A vida é um compasso marcado. Ensaiamos todos os dias para não perder o ritmo. E essa marcação toma por nome: decisão. Seguir uma estrada, trilhar outro caminho, chegar ao final de uma rua e perceber, só depois, que não era a certa; um, outro, aquele, este. Compassos que dão origens a lindas melodias, ou até mesmo, terríveis harmonias. O sim e o não, só um vale, neste ponto não há meio termo, não há talvez, não existe se; o mais ou menos incomoda, o talvez atrapalha, o se não existe.
No entanto, algumas destas decisões, ao longo de nossas vidas, são tomadas precipitadamente, o impulso e a emoção toma de conta, ainda mais quando se trata de decisões amorosas, escolhas que o coração toma sem pedir auxílio, as cegas se entrega, e quando se vê já está no meio de um caminho, quase, sem volta.
Quem quase nunca esteve lá, ou quem já não mergulhou numa escolha apaixonante, porém incerta?
É da natureza humana errar, escolher o certo escuro, claro e fazer deles pior ou o melhor.
Decisão, coragem, juízo, intrepidez… Pequenas palavras de peso, um  acento fora do lugar, nelas, nos faz tropeçar, causa ferida, arde, queima o músculo latente, sem nenhuma dó.
Escolher, decidir. Mas, como saber que estamos escolhendo o certo, como definir o melhor?
Estradas contrárias, caminhos que se bifurcam. Pessoas e pessoas, diferenças e diferenças, será mesmo que o ditado prega certo? Realmente os opostos de atraem?
Talvez para isso eu tenha resposta: Os opostos se distraem. Brincam de ser diferentes e não se largam; um remete, sempre, o outro, afinal o sim não existe sem o não, o mal não existe sem o bem e o melhor não existe sem o pior.
Então, somos assim um mal. Um lado mais grosso que o outro, um coração mais duro que a cabeça, uma boca mais teimosa que o pensamento.
Deixai o vento soprar, siga a favor de você, seguir contra a maré só irá te desgastar, envelhecer, e quanto à dor, esta é certa, uma hora ou outra ela baterá na sua porta. Mas, não pense nela, pense em você, na sua felicidade, se ame e saberás qual rumo seguir.
Seja feliz, sabendo escolher entre o bem e o mal, dizendo sim e não em horas certas. E sabe qual é a hora certa? É a sua hora. Decida!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...